PSORIERJ /DV


O que é Psoríase

A Psoríase é uma doença dermatológica, autoimune, inflamatória e crônica. NÃO É CONTAGIOSA e por isso não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

A causa da Psoríase é desconhecida, porém, sabe-se que o estresse emocional atua como um importante fator desencadeante.

A descamação espessa da pele deve-se a um aumento na velocidade de proliferação das células epidérmicas. Ainda não se obteve a cura total da Psoríase, no entanto, há tratamento e controle. A Psoríase afeta a consideravelmente qualidade de vida e a autoestima do portador.

A gravidade da Psoríase pode variar desde uma ou duas lesões praticamente assintomáticas, até doença generalizada com esfoliação, inflamação eritrodérmica, pustulosa e artrite psoriásica, que pode ser debilitante e incapacitante.

A prevalência da Psoríase acomete cerca de 2% a 3 % da população. A doença é mais comum em pessoas com pele mais clara e menos comum na população indígena e em amarelos, até agora não ainda foi constado nenhum caso entre esquimós.

A Psoríase desenvolve-se com maior freqüência entre 20 e 40 anos. Entretanto, os sintomas podem variar e serem mais graves se surgirem na infância, isso ocorre em uma forma denominada de “Psoríase Familial”, quando atinge a pessoa desde criança. A forma “não familial” se desenvolve mais tarde. Essa forma de recorrência familial está intimamente associada a problemas imunológicos e a uma predisposição genética, porém, não necessariamente a Psoríase é hereditária.

Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm Psoríase também têm familiares acometidos por ela.

Tipos de Psoríase


VOLTAR - MENU INICIAL